STJ forma maioria para que Robinho cumpra pena imediatamente e em regime fechado no Brasil

MatériaMais Notícias

da esoccer bet: A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou o pedido de homologação da Justiça italiana para que o ex-jogador Robinho cumpra a pena de estupro no Brasil.

continua após a publicidadeRelacionadasFora de CampoCristiano Ronaldo aproveita folga em resort luxuoso com famíliaFora de Campo20/03/2024Fora de CampoRelator do STJ defende homologação da pena de Robinho por estupro coletivoFora de Campo20/03/2024Fora de CampoRizek critica resposta de Andreas Pereira e aponta quem é ‘superior’ entre Brasil e InglaterraFora de Campo20/03/2024

da 888: A sessão, com 11 ministros, teve nove votos a favor da homologação da pena de Robinho, se tornando a maioria da corte a favor. Após a decisão, foi declarado que o ex-jogador ira cumprir a sentença imediatamente e em regime fechado.

PARTE DAS DEFESAS

Carlos Nicodemos, advogado da UBM (União Brasileira de Mulheres), usou como argumento a justificativa de uma fuga, após o ex-jogador sair da Itália para o Brasil, e diz que o estupro fere os direitos humanos das mulheres.

continua após a publicidade

– A UBM tem 30 anos e desenvolve várias ações de efetivação dos direitos das mulheres. Neste escopo, pretende trazer uma discussão do impacto do caso, a homologação de uma sentença estrangeira. Sem entrar no mérito do caso, porque isto já teve seu tempo na Itália, no tribunal, mas é importante ressaltar que o estupro no Brasil consiste em um dos problemas mais graves sociais e humanitários – declarou Carlos.

➡️Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

Carlos ainda utilizou como exemplo o caso de Daniel Alves, que mais cedo nesta quarta-feira, foi aceito o pedido de responder o caso de estupro em liberdade, ao pagamento de uma fiança de 1 milhão de euros, na Espanha.

continua após a publicidade

– O estado precisa dar respostas, e na condição de amiga da corte, a UBM sugere sua efetiva homologação e deixa como recomendação a prisão do requerido, porque o mesmo já apontou uma lógica de fuga – concluiu.

José Eduardo Rangel De Alckmin, advogado de defesa de Robinho, começa sua defesa citando a Constituição nos casos em que não se pode extraditar um brasileiro e diz que é no Brasil que o processo deve ser apreciado.

– É um argumento irrecusável, o tratado de cooperação no Judiciário entre Brasil e Itália tem um dispositivo que diz que ela não compreenderá execução de condenações. Está expresso no tratado, exclui a possibilidade de execução de condenações – disse a defesa de Robinho.

➡️ VÍDEO: Advogado de defesa de Robinho apresenta argumento que impede a execução da sentença no Brasil

 O advogado Marcio Guedes, da associação nacional da advocacia criminal (Anacrim), se demonstrou contra a homologação da pena de Robinho, alegando que o caso teve um desvio na legalidade.

– A Anacrim é defensora ferrenha da legalidade. Somos testemunha do prejuízo inclusive democrático que estamos passando, porque durante a rota se desviou da observância da legalidade constitucional – disse Marcio Guedes.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

O Ministério Público Federal já havia demonstrado que era a favor da homologação da pena de Robinho, em novembro de 2023. Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho, procurador do MPF, reforçou a possibilidade de homologação da pena da justiça italiana no Brasil.

Hindemburgo citou os áudios divulgados pela Justiça Italiana, em que o atacante ri sobre o caso e de pedaços das interceptações feitas pela justiça italiana.

– Reconhecer um crime grave, de um brasileiro regularmente julgado por um país que não paira dúvidas e que de outra forma permanecerá impune – disse Hindemburgo Chateaubriand.

➡️ VÍDEO: Procurador do MPF lê trecho do processo de condenação de Robinho que ajudou na decisão da pena

VOTAÇÃO DO STJ

O ministro Francisco Falcão, relator do caso, defendeu a homologação da pena de Robinho e diz que não é possível fazer um novo julgamento do caso, já que se respeitou o rito processual na Itália e afirma que o ex-jogador não foi julgado a revelia.

O relator rebateu os argumentos da defesa do ex-atacante e argumentou que o processo e a sentença de Robinho se encaixam nos critérios para a execução da pena no Brasil. Além disso, Falcão defende que a não homologação da pena significaria a impunidade de Robinho.

– É o mesmo que defender que não se pode cumprir compromissos assumidos pelo Brasil – disse o Relator.

Após a apresentação do relator, os ministros iniciaram a votação e quando atingiu o placar de oito votos a dois foi formada a maioria a favor da homologação da pena.

EXECUÇÃO DA PENA

Os ministros do STJ iniciaram uma nova votação para a execução da pena. Em cinco votos a três, foi declarado que o jogador irá cumprir a sentença imediatamente e em regime fechado.

Tudo sobre

Fora de campoRobinho

Related Posts

Agenda dos jogos do Fluminense no Carioca: data, horário, estádio e onde assistir

MatériaMais Notíciasda pixbet: O Fluminense disputará mais um Campeonato Carioca e, em 2026, vai em busca de mais um título da competição. Com novo fo

Volkan Oezdemir prevê nocaute rápido contra Daniel Cormier no UFC

MatériaMais Notíciasda casino: Depois de promover uma votação com os fãs que apontou Volkan Oezdemir como rival favorito para sua próxima defesa de ci

You Missed

Volkan Oezdemir prevê nocaute rápido contra Daniel Cormier no UFC

Agenda dos jogos do Fluminense no Carioca: data, horário, estádio e onde assistir

Assim como Cartolouco, Gabigordo recebe propostas para jogar Cariocão

Luxemburgo manda indireta para jornalista e movimenta a web

Renato Gaúcho mata aula na CBF para curtir praia com a filha no Rio

Mauro Cezar diz que não tem motivo para 'bater' em Luxa já que treinador 'está há 541 dias fora do mercado'

Game
Register
Service
Bonus