Descubra a história do Bragantino-BA, a zebra do Campeonato Paraense

MatériaMais Notícias

da imperador bet: O Paysandu continua seu calvário no ano. O Papão perdeu o primeiro jogo da semifinal para o Bragantino por 2 a 0 e complicou sua vida no Estadual do Pará. No ano, já são duas derrotas para o Remo, seu maior rival, e uma eliminação precoce na Copa do Brasil, na primeira fase, contra o Novo Hamburgo. Por outro lado, a cidade de Bragança está em festa e o Bragantino segue fazendo história no Campeonato.

A zebra

O Bragantino é uma típica definição de zebra. Entrou na disputa do Parazão como todo time sem muita expressão do interior. Com condições financeiras precárias, a principal motivação do clube era se manter na elite do campeonato e, por isso, chegou desacreditado. O time, porém, tem jogado bem. Reconhece suas limitações, mas tem bom toque de bola e sai com velocidade. Tradicional time de operários, trabalha de forma conjunta, recomeçando a jogada quando tem que recomeçar e sem tocar a bola desnecessariamente.Méritos do treinador Arthur Oliveira, chamado no Pará de “Rei Arthur”.

O Jogo

Contra o Paysandu tudo isso foi visto e o placar de 2 a 0 saiu barato. O Tubarão abriu o placar com Mauro Ajuruteua, após cruzamento na área, a bola sobrou limpa para Mauro, que dominou e bateu com a pelota ainda no ar para abrir o placar.

O Papão sentiu o gol e se lançou ao ataque, abrindo espaços e possibilitando mais chances de perigo para o Braga. Três minutos depois, após escanteio e bate rebate na área, o Bragantino ampliou o placar com o zagueiro Gabriel. Nem a entrada dos atacantes Walter e Renan Gorne fizeram com que o Paysandu conseguisse, pelo menos, diminuir a vantagem para o jogo de volta.

Festa da torcida

A torcida compareceu em peso no Estádio São Benedito, conhecido como Diogão, e fez a festa com a vitória do Tubarão. Se confirmar a vaga na decisão, o Bragantino pode garantir um lugar na disputa da Série D e da Copa do Brasil em 2019. A única vez que o clube disputou uma divisão do Campeonato Brasileiro foi em 1993, quando disputou a Terceirona.

Esperançosa, a última vez que a torcida do Tubarão viu seu time nas semifinais do Campeonato Paraense foi em 1997. O Bragantino estreou no Estadual em 1993, desde então já caiu para a segunda divisão três vezes. Além de 1997, conseguiu o quarto lugar em 1994 e 1996. Caso se classifique para a final, vai ser a primeira vez que o clube paraense conquista tal feito.

O feito de um clube do interior ser campeão paraense é raro. Em 110 anos de história, apenas dois clubes fora da capital conseguiram esse feito. O Independente, de Tucuruí, em 2011 e Cametá, da cidade de Cametá, em 2012. O Bragantino ser for campeão se torna o terceiro time do interior a conquistar o Estadual, eliminando o maior vencedor da competição, o Paysandu, campeão
em 47 ocasiões.

O clube e a cidade

Bragança tem 125.184 habitantes e o maior polo pesqueiro do Pará, principal fonte de renda da cidade, se destacando na exportação de caranguejos. O Círio de Nazaré, um dos maiores eventos religiosos do mundo, é uma das principais atrações da cidade. A natureza também se destaca. A praia de Boiçucanga, o rio Caeté e a Ilha do Canela ilustram bem as belezas naturais da cidade.

Conhecido como Tubarão do Caeté, O Bragantino foi fundado em 6 de março de 1975. Tubarão é o mascote do clube e Caeté é o nome da região onde fica a cidade de Bragança. Os três títulos da história do clube foram da Segunda Divisão do Campeonato Paraense (2002, 2007 e 2017). Apesar da pouca expressão, no jogo contra o Paysandu, a torcida compareceu e mostrou que o clube faz parte da cultura da cidade e a cidade faz parte da cultura do clube.

continua após a publicidade

Related Posts

Agenda dos jogos do Fluminense no Carioca: data, horário, estádio e onde assistir

MatériaMais Notíciasda pixbet: O Fluminense disputará mais um Campeonato Carioca e, em 2026, vai em busca de mais um título da competição. Com novo fo

Volkan Oezdemir prevê nocaute rápido contra Daniel Cormier no UFC

MatériaMais Notíciasda casino: Depois de promover uma votação com os fãs que apontou Volkan Oezdemir como rival favorito para sua próxima defesa de ci

You Missed

Volkan Oezdemir prevê nocaute rápido contra Daniel Cormier no UFC

Agenda dos jogos do Fluminense no Carioca: data, horário, estádio e onde assistir

Assim como Cartolouco, Gabigordo recebe propostas para jogar Cariocão

Luxemburgo manda indireta para jornalista e movimenta a web

Renato Gaúcho mata aula na CBF para curtir praia com a filha no Rio

Mauro Cezar diz que não tem motivo para 'bater' em Luxa já que treinador 'está há 541 dias fora do mercado'

Game
Register
Service
Bonus